sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Folgosa, da Maia?!...

No passado domingo participei, como responsável de uma estrutura partidária maiata, em Folgosa na mostra pública do apetrechamento com cantina da Escola de Vilar de Luz e nas comemorações do centenário da Escola da Igreja de Folgosa.

Ao longo da manhã em que decorreu o evento foi por demais evidente, para quem esteve atento ao sentir e às afirmações da população presente bem como dos seus representantes locais, Presidente da Junta, Associação de Pais, Agrupamento de Escolas, professores e alunos, o grande desconforto e desencanto dos Folgosenses com o Executivo Camarário por continuar a esquecer aquela terra. Quem conhece Folgosa sabe da manifesta falta de condições em vários domínios e, no caso vertente, no que respeita às escolas da freguesia essa falha continua a ser gritante.

Apetece perguntar ao Senhor Presidente da Câmara e ao Senhor Presidente da Assembleia Municipal: Folgosa, da Maia?!...

Pena é que o evento não tenha tido, in loco, cobertura jornalística!...

4 comentários:

Anónimo disse...

Apesar do Presidente da AMM ser de Folgosa já todos sabem que essa terra é esquecida de todos. é quase como aqueles que vão pra Lisboa, rápido se esquecem da sua terra e tratam é das suas vidinhas.

Mas então não estiveram a acompanhar o evento jornalistas da da Maia, pelo menos?

Hélder Ribeiro disse...

Assim é muitas vezes, demasiadas vezes...

Há alternativas, as eleições aproximam-se!...

Efectivamente, quanto a jornalistas, que eu visse, não esteve nenhum presente a fazer reportagem aos eventos.

Quim disse...

Muito boa tarde!

Sou Morador desta freguesia e é com muito desagrado que vou sabendo das realidades por cá vividas...Só somos esquecidos porque ninguém nos lembra junto do poder autarquico... 21 anos com o mesmo presidente da junta, não sei quantos é que o Presidente da AMM é de Folgosa, e agora, um dos vereadores também é cá de Folgosa, por incrivel que parece, é genro do presidente da AMM... as coincidências arrepiam-me...

Hugo Campos disse...

Caro Quim:

Não é verdade quando afirma que ninguém lembra os Folgosenses junto do poder autárquico. Ainda na última AMM de 17 de Dezembro último, fiz uma intervenção de fundo sobre Folgosa, evidenciando os problemas, as carências, e solicitei respostas. E nos últimos anos fiz muitas intervenções sobre Folgosa na AMM. Álias, o PS Folgosa, é rotulado nos "meandros" politicos do concelho como, porventura, a melhor oposição do concelho, sinal de trabalho, empenho e conhecimento.
Pergunto?
Ter uma gestão local de um partido que não o da CMM, não traria vantagens inequivocas... a mim, sinceramente, depois de 12 anos na oposição em Folgosa e de toda a experiência municipal que adquiri ao longo destes anos parece-me claramente que sim.
É que não basta ser,parecer bom rapaz. É preciso astúcia, determinação. É preciso mm em época de vacas magras ter imaginação e cultura social para criar dinamica numa freguesia. É preciso conhecer o poder e movimentar-se a preceito. É preciso espirito de missão, valores e um infindável ego. E muito mais...
Tudo isto, ou se tem, ou não se tem.
Fundamentalmente, parece-me que faltou coragem àS gentes de Folgosa para mudar...
Também o meu amigo vai poder, novamente, escolher em 2009. Não a mim, que saio com a consciencia de que desde o primeiro, fiz o melhor que sabia e trabahei muito para valorizar Folgosa.
Cumprimentos e votos de um excelente 2009.

Hugo Campos