Mostrar mensagens com a etiqueta Maia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Maia. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Joaquim Jorge apresenta livro na Maia

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, apresentará hoje no Forum Jovem da Maia, pelas 21h30, o livro "Clube dos Pensadores", editado em Março, onde é feita uma resenha da vida do clube até à data.

Aproveito para cumprimentar o amigo JJ e enaltecer o seu contributo efectivo para uma maior cidadania.

domingo, 15 de março de 2009

Bestial - Rotunda do Lavrador, Maia


Na confluência das freguesias da Maia e de Gueifães, bestial rotunda, apelidada do Lavrador, e espaço envolvente engalanado com mais de 5 dezenas, cinco, de cabos de muito alta tensão e, ainda, profusas estações de base de telemóvel instaladas num dos prédios que disputa a centralidade da dita rotunda com a própria estátua erigida em honra do lavrador, completam o potente elenco de campos electromagnéticos a que os incautos cidadãos estão sujeitos, mais uma vez, nas terras da Maia… até quando?...

Veja-se a profusão de postes e de cabos que confluem neste local. Nalguns casos os cabos de muito alta tensão passam a não mais de meia dúzia de metros das habitações!!!



sábado, 7 de fevereiro de 2009

Parabéns Inês!

A Inês está, mais uma vez, de parabéns. Para além de, enquanto filha, ser o orgulho da mãe, é publicamente, de forma cada vez mais categórica, uma desportista que granjeia, dos seus concidadãos, crescente simpatia e admiração.

Como diria o dito popular: por detrás de uma grande menina está sempre uma grande mãe!... Por isso, parabéns, especialmente para ti, Maria Luísa Barreto.

Ganhou mais um troféu. Desta vez foi em representação da Federação Nacional de Karate Portugal (FNKP), no 36º Campeonato da Europa de Karate de Cadetes e Juniores e na 1ª Taça da Europa de Karate de Sub 21, que se realizou em França (Paris), de 30 de Janeiro a 1 de Fevereiro, no mítico Pavilhão de Pierre Coubertin.

Quem conhece a Inês, percebe qualquer coisita da modalidade e conhece a escola (Clube de Karate da Maia) bem como o seu responsável (António Moreira) onde diariamente treina, sabe bem que esta medalha é mais uma de muitas que ainda virão!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Também no Desporto a Maia merece melhor!

Longe vai o tempo em que a afirmação "Maia capital do desporto", apesar de não convencer deixava que se sonhasse. Quem sabia se um dia seria realidade?

Passados alguns anos os factos tiram ao mais sonhador qualquer réstia de esperança.

No desporto dito profissional é o que se sabe: Futebol em derrocada, veja-se a triste novela do Maia, o Voleibol é uma sombra da expressão de outrora, no ciclismo "cala-te boca!", etc.; as modalidades amadoras seriam aquelas que poderiam salvar a honra do convento. Mas isso só acontece muito pontualmente e a muito custo devido unicamente ao trabalho voluntário, à tenacidade, à entrega e à generosidade dos seus dirigentes e seccionistas.

Naturalmente que não será estranho à falência dos primeiros a manifesta falta de liquidez crónica que o município apresenta nos últimos anos.

Já no que respeita às "amadoras", pelo que se percebe no terreno, a manifesta desorganização e descoordenação de quem, a nível municipal, dirige esta área, está a reflectir-se muito negativamente nesta componente tão importante da vida dos maiatos.

Apesar da Maia possuir um parque de infra-estruturas desportivas interessante, o sector do desporto estar a experimentar imensas dificuldades e, nalguns casos, estar mesmo paralisado, devido, por um lado, à inépcia dos responsáveis políticos e, por outro, ao excesso de protagonismo e poder por parte dos funcionários-dirigentes municipais do sector, é intolerável e incompreensível.

Segundo se diz, quem conheceu de perto Vieira de Carvalho, com ele a presidente da câmara alguma vez isto se passou ou passaria: Nessa altura sabia-se quem mandava!

Ocorre-me, a este respeito, o que o meu saudoso avô dizia: até para mandar é preciso saber!

Não será, assim, de espantar que, tal como "há quarenta e cinco anos, os miúdos continuam a brincar e a jogar à bola na rua".

É por estas e por outras que em democracia as eleições assumem tanta importância. Façam-se escolhas e que os escolhidos assumam por inteiro as suas responsabilidades. Estes são os meus votos!

Mai@berta

Seja Bem-Vindo!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Câmara Municipal da Maia - Não às Portagens vs. Rede Municipal de Estradas

Parece que a Câmara Municipal da Maia vai lançar mais uma mega campanha publicitária. Desta vez o tema são as portagens ou melhor a tentativa de mobilização dos cidadãos em torno de uma ideia simpática de não pagamento de portagens nas auto-estradas que servem o concelho maiato.

Com as finanças fortemente depauperadas e sem se vislumbrar qualquer sinal de saneamento nesta área, quase no mesmo dia que recebem 8 milhões de euros do governo, para investir nas escolas, eis que, com pompa e circunstância, pela voz do seu responsável máximo, o Sr. Presidente da Câmara Municipal da Maia, se anuncia um significativo investimento em painéis publicitários, fornecidos por firma conhecida no meio, a apelar à insurreição popular ao "Não às Portagens" com o argumento de que a Maia não tem alternativas.

Nisso estamos todos de acordo com o Sr. Presidente da Câmara Municipal. A Maia, não fora as auto-estradas que a servem pagas pelo Orçamento do Estado, não tem alternativas rodoviárias capazes.

Mas, se assim é, Sr. Presidente, que é feito da rede municipal de estradas, responsabilidade directa da edilidade maiata?

O facto é que, para além da curta referência escrita sobre o assunto no Portal do Ambiente e do Cidadão, a rede municipal de estradas não merece a atenção devida, há décadas, por parte da entidade responsável: Câmara Municipal da Maia.
É por isso que o cidadão comum não estranha, quando vê ou lhe acontecem, acidentes devidos ao mau estado do piso, tal como o retratado, pelas fotos inseridas, em pleno centro da cidade da Maia.











Compreende-se, assim, bem o apelo que alguns pseudo estrategas neo-liberais cá do burgo fazem à lei da rolha... na linha, tal como diz o Povo, que o silêncio é de oiro e a palavra de prata ou, ainda, se abrem a boca ou entra mosca ou sai asneira!...

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Bestial - Igreja e Escola E/B 1, D. Manuel I - Nogueira - Maia

Recinto, Igreja Centenária e escola básica (edifício à direita na imagem) na Freguesia de Nogueira, Maia, imponentemente envoltos por dezenas de linhas eléctricas de muito alta tensão.















































Escola Básica N.º 1 D. Manuel I, contígua à igreja, também completamente sob a cúpula de dezenas de cabos eléctricos de muito alta tensão.

Alunos, professores e funcionários, ao longo de todos os dias do ano lectivo, bem como os fiéis da igreja e frequentadores do recinto envolvente, são os beneficiários forçados dos ditames da iniciativa privada, ao longo dos 365 dias do ano.

domingo, 3 de agosto de 2008

Que Ambiente e que Saúde na Maia?

O facto: A Maia está entre os concelhos que registaram as taxas mais elevadas na mortalidade por Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e na mortalidade por Neoplasias dos Brônquios e dos Pulmões (in Maia Primeira Mão).
Esta é uma das conclusões extremamente inquietantes, divulgadas dia 13 de Maio do corrente ano e mais recentemente noticiadas na imprensa local, da investigação científica “Análise da Mortalidade e dos Internamentos Hospitalares por Concelhos de Portugal Continental”, desenvolvida por investigadores de renome e suportada pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e a Fundação Merck Sharp & Dohme.
Trata-se, efectivamente, da primeira de três fases que o estudo prevê, a análise geográfica dos factores ambientais e socio-económicos em saúde, em que se caracteriza a distribuição geográfica da mortalidade e dos internamentos hospitalares verificados por concelhos de residência, em Portugal Continental. Tal como se refere no início, uma das constatações do estudo, que nos diz directamente respeito, é que o concelho da Maia é um dos mais prevalentes, a nível nacional, na mortalidade devido a doenças pulmonares graves e cancros malignos.
A segunda parte do estudo, a decorrer ao longo do presente ano, pretende avaliar se a variação concelhia da mortalidade e dos internamentos hospitalares pode ser parcialmente explicada pela exposição da população a factores ambientais geograficamente diferenciados, pela variabilidade geográfica de factores sociais e económicos ou ainda pelos desiguais estilos de vida das populações.
Enquanto ficamos à espera desses resultados e face à realidade já identificada, particularmente preocupante para o nosso concelho, o centro de gravidade do problema coloca-se, desde já, nas áreas da saúde e do ambiente. Ainda mais quando se sabe que a Maia terá um dos mais elevados índices de capacidade instalada em termos de rede de transporte de energia eléctrica de muito alta tensão, de estações de base de telemóveis, de outras antenas de rádio e de emissão de metais pesados provenientes da indústria siderúrgica.
A conclusão (intermédia): Nestas circunstâncias, os cidadãos da Maia esperam que as autoridades tomem medidas imediatas, no mínimo, de cariz preventivo e paliativo através: (i) da monitorização continuada de radiação electromagnética no concelho, em sectores como a electricidade e as telecomunicações móveis bem como das emissões poluentes de outros agentes; (ii) do incremento da rede de serviços públicos de cuidados de saúde disponível, de modo a dar resposta célere aos cidadãos já afectados.
(in Maia Primeira Mão, 25 de Julho de 2008, pág. 2)

domingo, 27 de julho de 2008

Bestial - Rotunda em Nogueira, Maia

Bestial rotunda com poste estilo eiffel, complementada com profusa ramada de cabos eléctricos de muito alta tensão e telefónicos.

Local: freguesia de Nogueira, concelho da Maia, distrito do Porto, região do Douro Litoral, país Portugal.