quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Câmara Municipal da Maia - Balanço

No crepúsculo do mandato autárquico 2005/2009 interessará reflectir sobre a obra ou falta dela. Proponho que se comece a análise pela Maia. Uma análise suficientemente larga e, sempre que útil, necessariamente fina, marcadamente pragmática com vista a contribuir para afinar, qualificar e, eventualmente, corrigir os desempenhos.

Comecemos, então, pelo desempenho da mais alta entidade concelhia: a Câmara Municipal da Maia. Quais os pontos fortes? Quais as fragilidades? E como não há políticas concretas sem políticos com rosto e nome para as fazer implementar o mais óbvio será saber, dos actuais responsáveis com pelouro pela edilidade maiata, sobre quem ou quais recairá a melhor e a pior avaliação. É essa uma primeira questão que coloco aos interventores em forma de sondagens:
  1. Para si, quem foi o Vereador da Câmara Municipal da Maia que teve o melhor desempenho?
  2. Para si, quem foi o Vereador da Câmara Municipal da Maia que teve o pior desempenho?
  3. Para si, quem ou quais seriam os Vereadores a substituir na actual equipa?

Listo, a seguir os edis, para facilitar a sua identificação:












Bragança Fernandes - Presidente











Domingos da Silva Tiago - Vice-Presidente




Nuno Neves





Paulo Ramalho





Nogueira dos Santos







Hernâni Ribeiro

4 comentários:

Isabel Diogo disse...

A ideia é boa.Muito boa. Um convite à participação dos munícipes. Mas, este tipo de sondagens disponibilizadas pela blogger são muito falíveis, porque permitem que uma mesma pessoa de um mesmo posto vote um número (quase?)ilimitado de vezes...entre outras formas de viciação de resultados, que desconheço, mas sei que têm ocorrido. O que é pena. Valeria a pena procurar fazer esta sondagem de opinião com outro tipo de suporte, que sinceramente desconheço. Por exemplo, neste momento a 3ª questão apresenta um total de 2 votos e pelos 6 vereadores vêem-se distribuídos 7 votos o que revela algo de muito estranho e que nem é usual acontecer nas sondagens da blogger....

Se me permite uma outra observação: o tempo para a recolha de opiniões parece-me muito escasso. Ainda mais se atendermos ao facto de muitas pessoas se encontrarem de férias.

De qualquer das formas, o desafio lançado é pertinente e muito relevante, ficando a sugestão que poderá permitir uma boa discussão abrindo também a possibilidade para a intervenção e partilha de opinião de muitos. (Principalmente aqui, onde é permitida a participação de anónimos. )

Anónimo disse...

Boa noite,

Conheço 66,66% dos autores deste blog, isto é, 2 dos 3 e a fraqueza deles é tão grande enquanto políticos que decidem avançar para uma sondagem com erros nas perguntas... Os vereadores da Câmara Municipal são 9 e não 6...
Emfim, mas outra coisa não seria de esperar: um está numa AF mas quer é a AM, o outro já la esteve mas não autoriza que se grave as declarações!!!

Hélder Ribeiro disse...

Há, efectivamente, ferramentas disponíveis, com elevado grau de fiabilidade, aptas a blindar o viés de que fala. Como imagina, Isabel Diogo, não temos os meios para tal e, por isso, estamos cientes das limitações e da relatividade dos resultados. Pretende-se não um resultado directamente extrapolável nem generalizável ao universo mas, isso sim, ter uma indicação, ter um sentido em relação à matéria em apreço e, mais importante ainda tal como você e muito bem também refere, criar uma oportunidade à reflexão, à participação cívica o mais consequente possível, ou seja, trata-se de estimular a que se trate a política por “tu” porque vital para as nossas vidas, pois dela depende grande parte do bem-estar social e individual.

Quanto às dúvidas que manifesta em relação à terceira pergunta, explica-se porque esta é a única que permite ao respondente seleccionar mais do que um nome da lista apresentada.

O tempo do inquérito é o que vem padronizado pelo blogger. Aceitámo-lo, até para que se possa imprimir algum dinamismo e fluidez aos demais assuntos que acabam por se interligar.

Em relação aos interventores anónimos ou a quaisquer outros com nome diverso serão sempre acolhidos em conformidade.

Termino agradecendo-lhe a forma com se deteve na análise do assunto proposto bem como a oportunidade e o estímulo que cria a que se pense, se reflicta e se aja.

Hélder Ribeiro disse...

Agradeço a oportunidade a alguém, embora perceba não ter sido essa a genuína intenção do escrito, de dar os seguintes esclarecimentos:

1. O tema que o post propõe é fazer um balanço do desempenho dos responsáveis, com pelouro atribuído, pela Câmara Municipal da Maia e não a análise do desempenho dos actuais interventores internos do CATASSOL;
a. Este será com certeza um interessante tema que não se enjeitará ponderar para um futuro post;

2. Diz bem: as sessões da Assembleia Municipal da Maia estarão ainda a ser vídeo e áudio gravadas ilegalmente, isto é, sem autorização da entidade responsável (Comissão Nacional de Protecção de Dados). Mais grave ainda é o facto da edilidade maiata ser reincidente na prevaricação. É sabido lhe terem sido aplicadas pelos tribunais penas pecuniárias de elevado valor exactamente por prática ilegal em matéria de protecção de dados;
a. Reconheço. Outro interessantíssimo tema para um futuro post.

Obrigado!