quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A Propósito do Conselheiro Luíz de Magalhães

A Assembleia Municipal da Maia entendeu e bem comemorar os 150 anos do nascimento desta ilustre figura que viveu grande parte da sua vida na Quinta do Mosteiro em Pedras Rubras, embora tivesse nascido em Lisboa, filho do conhecido tribuno José Estêvão.

Talvez suscitada pelas afinidades identificadas, a homenagem tem sentido porque a vivência do Conselheiro Luíz de Magalhães em Moreira da Maia foi importante, tornando-se a sua casa um autêntico pólo irradiador de cultura que muito honrou o Concelho da Maia.

Homem profundamente conservador, monárquico, membro do Movimento do Integralismo Lusitano, serviu o ditador João Franco, nunca conseguindo adaptar-se à profunda viragem política que foi a implantação da Republica(Não esqueçamos que o integralismo Lusitano foi o berço de Salazar)

Refugiou-se nas letras e na poesia tendo-se correspondido com as maiores figuras intelectuais da época, Eça de Queirós prefaciou o seu livro “O Brasileiro Soares”, baseado na vida de um emigrante brasileiro, o conhecido proprietário da Casa da Torre na Feira de Pedras Rubras.
Pensamos porém que o conteúdo da homenagem é desastroso.
Semear de bustos a Freguesia de Moreira, onde a palavra Modelo dava a entender mais uma promoção de detergentes do que a recordação do Conselheiro foi, de facto, de muito mau gosto.

Como inacreditável foi também a postura do candidato derrotado do PS à Câmara da Maia ao manifestar uma total ignorância quanto à personagem homenageada. Por algum motivo o PS teve o pior resultado de todos os tempos.

2 comentários:

Unknown disse...

Este pseudo candidato parece q nem é da Maia...

A riqueza intelectual do primeiro vereador do PS é realmente um desastre.

Sugiro uma acção de formação.
EU CONTRIBUO!!!

Anónimo disse...

E assim vai a Cultura em Portugal.
Candidatos destes Não Obrigado.