segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Decisão de 1ª Instância favorável à lista da vergonha e da fraude Alberto Monteiro / Mário Gouveia / José Manuel Correia

Foi hoje notificada a lista oficial do PS à Assembleia de Freguesia de Gueifães quanto à improcedência da reclamação apresentada contra a admissão pelo Tribunal Judicial da Comarca da Maia da lista fraudulenta e ilegal encabeçada por Alberto Monteiro, com a cumplicidade de Mário Gouveia (o ainda presidente da CPC Maia), José Manuel Correia (ainda membro do Secretariado da CPC), Luís Rothes, João Torres e o ex-mandatário ilegal Rui Novais.

A Terra a quem a joga ou o PREC maiato









Alguns comportamentos do tempo do PREC têm vindo a "notabilizar" alguns (ainda) militantes do PS Maia que o tomaram de assalto, sequestrando os militantes livres, os Estatutos e as Leis que ousem atravessar-se no seu caminho. À medida que se vão conhecendo mais peças deste imbricado puzzle, começa a fazer sentido que tal infiltração tenha origem no congénere do PSD. Se não, porquê as tréguas?

Se nos tempos do verão quente de 75 estava na moda o slogan "a terra a quem a trabalha", nas terras do Lidador a Câmara da Maia e a Junta de Vila Nova da Telha, numa parceria unitária e nostálgica, reinventam-no:
A terra a quem a joga!
Vai daí, como se pode retirar do artigo de Raquel Catarino, se o Clube de Futebol de Pedras Rubras quer um estádio novo e a autarquia não tem terreno, então ocupe-se um terreno particular, construa-se o estádio e não se pague ao “latifundiário” proprietário.

Temo que, hoje com outros protagonistas, a Democracia continue em perigo e o reboar surdo do “força, força companheiro Vasco, nós seremos a muralha de aço” paire no ar.

Cerremos fileiras.

Mandatário Rui Novais fora da Lei

O Mandatário concelhio da Maia pelo PS Rui Novais, advogado e até há pouco tempo militante do mesmo partido, foi considerado fora da lei pelo Tribunal Judicial da Comarca da Maia e por tal motivo foi de imediato substituido.
(Jornal Grande porto, 28/08/2009)





sábado, 29 de agosto de 2009

No comment

Aposto que estão a pensar no mesmo que eu...!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PS Maia que futuro?

Parece ser demasiado simples aceitar que o Mário Gouveia (MG) desenhou para si e para seu proveito um PS Maia subserviente, mas é verdade e quase o conseguiu.
No entanto cometeu erros grosseiros na gestão política da sua causa e criou pólos de resistência que não se confinam a Gueifães.
O PS Maia é muito mais que a bicéfalia que o comanda - MG e José Manuel Correia - e os acólitos da oportunidade (Luís Rothes, João Torres, Paula Cristina e outras segundas figuras).
Estes democratas "á la carte" confundem a democracia.
Correlegionários digo-vos daqui que este PS Maia que vocês desenharam, NÃO É O PS MAIA QUE DESEJO.
Quando se apertam as mãos em compromisso de cavalheiros ou se fala de valores, também é conveniente não esquecer a dimensão de carácter que implica ser solidário e consequente.

Obrigado Hélder Ribeiro e a todos os outros que resistem.
Pelo meu lado também não aceitarei que para agarrar a oportunidade se desista da legalidade, da democracia, da solidariedade e do respeito pelo outro.

sábado, 22 de agosto de 2009

S. Bento da Porta Aberta





Rio Caldo


Fotógrafo "à la minuta"








Pedra Bela (Gerês, 840 metros de altura)








Cumprimento a Luís Miguel Dias

Conheci o Sr. Deputado Luís Miguel Dias, na Assembleia Municipal da Maia, durante o mandato 2005/2009 que ora termina.

Desde o início que se mostrou no relacionamento pessoal comigo e, no que pude observar, com os outros, no tom e no conteúdo das suas intervenções políticas uma pessoa de irrepreensível educação e de fino trato.

Cito e relevo aqui o seu artigo de opinião, publicado no Primeira Mão desta semana, como tributo e cumprimento à sua postura que, em minha opinião, muito dignificou a política e, principalmente, como excelente exemplo de bom relacionamento e simpatia que sempre deveriam nortear as relações humanas.

"Fui eleito Deputado Municipal com a consciência que os cargos políticos devem ser encarados com uma perspectiva transitória e com abnegação e empenho.
No desempenho do meu mandato procurei, dentro das minhas possibilidades, prestigiar aqueles que em mim votaram: os Maiatos.
" (Luís Miguel Dias)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Listas do PS Maia poderão sofrer de ilegalidade

Pode ler-se no Maia Hoje que as Listas do PS Maia poderão sofrer de ilegalidade, em causa o mandatário concelhio.

"Hélder Ribeiro, membro do PS Maia e restantes elementos da sua lista, apresentam reclamação no Tribunal Judicial da Comarca da Maia, alegando que as listas do Partido Socialista na Maia sofrem de ilegalidade, reclamando a sua, à Freguesia de Gueifães, como a única com legitimidade para concorrer pelo Partido Socialista àquela Freguesia."
Conjugando estes factos com o teor do Acórdão da Comissão Federativa de Jurisdição, que se pode ler na Página Oficial do PS – Secção de Gueifães, se dúvidas houvesse, conclui-se que algo de muito grave se está a passar no interior do PS Maia. E, ao que tudo indica, começa por ser um caso de polícia!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fé, Devoção




N.ª Senhora das Neves (Dem, Caminha)


domingo, 16 de agosto de 2009

PS Maia e Hélder Ribeiro

Citando Joaquim Jorge, em entrevista dada ao Primeira Mão:

"O PS Maia não tem emenda. Já disse várias vezes que o PSD nem precisa de fazer nada, basta unicamente esperar sentado. Mas o problema é que o PSD na Maia tem feito coisas e bem feitas. O PSD vai vencer falta saber por quantos.

Já nada tenho com o PS. Informo-me pela imprensa. É lamentável o que fizeram e estão a fazer a Hélder Ribeiro, um militante dos melhores, em qualidades humanas, princípios, educação, postura e ética que a Maia possui. Convivi com ele de perto no tempo que fui militante e a sua postura é um exemplo para estes trânsfugas.

Foi escolhido numa Assembleia de Militantes do partido por uma esmagadora maioria, atingindo quase a unanimidade. Essa decisão da secção teve o aval de 2/3 da concelhia tornando a decisão vinculativa. E agora, por que não gostam do candidato, querem impor por avocação ou na secretaria outro candidato, Alberto Monteiro, que nada tenho contra, tendo apreço e simpatia pelo seu trabalho.

Mal vai um partido que fala em democracia quando lhe dá jeito mas quando não lhe dá impõe uma ditadura. Claro que este confronto vem da feitura das listas para os vereadores e deputados municipais. Com isto Hélder Ribeiro será um forte candidato a presidente da concelhia nas próximas eleições internas, pois o PS vai ter uma derrota estrondosa nas autárquicas e terá o direito a pedir contas."

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Independentes - Vila Nova da Telha

Efectivamente hoje verifica-se um crescer de candidaturas independentes por todo o país.

No entanto, é importante esclarecer que uma candidatura independente é uma candidatura sem corpo, sem voz activa e sem representatividade na Câmara Municipal da Maia.

O senhor Pinho Gonçalves sabe bem que não há democracia sem partidos.Se o que pretende é o melhor para Vila Nova da Telha, então o Sr. Pinho Gonçalves sabe bem que uma candidatura partidária (seja ela do PS ou de outro partido) tem mais força de reinvindicar e exigir mais e melhores condições para a freguesia do que uma candidatura independente.

E dou-lhe um exemplo desta incapacidade dos independentes de reinvidicarem, de ao serem independentes não serem benéficos para a freguesia e para os Vilanovenses:

Vila Nova da Telha é hoje a freguesia da maia com mais pólos de bairros sociais.Antes de ser uma candidatura independente no executivo da junta de freguesia de Vila Nova da Telha não era assim!

A pergunta que fica é esta: Porque será que Vila Nova da Telha tem essa capacidade de atrair assim tanto bairros sociais.Eu explico-lhe:

É que o actual executivo da Câmara Municipal rapidamente percebeu que os indepedentes de Vila Nova da Telha não seriam oposição e que aqui podia-se fazer tudo.

Porque será que Vila Nova da Telha é a única freguesia da Maia que não tem candidatura do PSD? Pergunte a sí próprio:

Acha que Vila Nova da Telha e os Vilanovenses estão melhor hoje do que há quatro anos atrás?

Uma última nota.
A candidatura do Partido Socialista à Junta de Freguesia de Vila Nova da Telha não é uma candidatura de um homem só.

Isso é arrogância e prepotência e é assumir que a freguesia é o seu pequeno reino.

E isso sim, é passar um atestado de ignorantes aos eleitores de Vila Nova da Telha.

A candidatura do PS a Vila Nova da Telha é uma candidatura de uma equipa multidisciplinar, com diferentes capacidades e disposta a trabalhar com todos (inclusivé independentes) para garantir mais e melhor para a nossa freguesia.

Porque para nós o melhor desta freguesia são as pessoas!

Por fim desejo-lhe uma boa campanha e da nossa parte apresentamos a nossa inteira disponibilidade para discutir este e qualquer outro assunto que represente uma mais valia para Vila Nova da Telha e para os Vilanovenses.

Melhores cumprimentos
Paulo Rodrigues

www.maisvilanova.com

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Independentes (I)

Opinião de Rebelo da Silva, engenheiro, a respeito da notícia do Primeira Mão sobre a candidatura "independente" a Vila Nova da Telha:

Depois do motivante ensaio sobre "Candidaturas Independentes" do prezado colunista Joaquim Jorge, aqui fica mais um exemplo a somar ao rol enunciado no referido artigo de opinião.

Pena seja que este exemplo, cujo programa eleitoral incerto, alternativo e opcional em si próprio, tenha apenas uma única condição:

"A de que o Eng. Bragança Fernandes seja vencedor nas próximas eleições de Outubro".

Aqui fica um mau exemplo absolutamente inconciliável com o pressuposto de uma candidatura independente e até com a própria designação. Uma candidatura independente, dependente da vitória de um determinado partido. Esclarecedor.

Os exemplos de candidatos independentes cuja motivação, por incompatibilidades ou exclusão dos seus partidos de origem, embora esvaziada de políticas alternativas às dos partidos, são-no pelo menos fiéis ao propósito inscrito, de independentes, autónomos e emancipados.

Parece-me que não será desta que o anseio do aludido cronista, com quem partilho, de um dia assistir a uma verdadeiramente candidatura independente dos partidos seja, por agora, uma miragem.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Independentes

Leu-se no Primeira Mão da semana passada que há uma jovem, em fim de mandato, que acha fastidioso e incómodo, uma perfeita maçada, as coisas nos partidos funcionarem pelo processo democrático (e estatutariamente definido) também na escolha dos candidatos.
Para quê tanto trabalho?
Apresentar lista, dialogar com os militantes, submeter-se a votação, ser possível ganhar ou perder. Ai!!! Perder, isso é que nunca!
Ufa, mas que canseira e que desperdício!

Para a jovem não é assim que funciona. As coisas têm de ser como ela quer!
E ponto final, senão…
…Ela demite-se.

Ah, pois é! Ela demite-se! Ou se faz o que ela quer ou ela demite-se de todas as listas no Partido!
E dos cargos que o Partido lhe deu, também deles se demitirá?...

Diz no jornal que a sua posição é inamovível – i na mo ví vel, bela palavra – e que garante total solidariedade ao “eleito”, vá ele pelo PS ou como independente.

Se, para alguns, isto poderá parecer bizarro a mim parece-me uma notícia de grande coerência política. É sabido que a dita jovem fez a sua carreira política à sombra de Narciso Miranda e agora, naturalmente, talvez queira arranjar pretexto para integrar a lista de independentes contra Guilherme Pinto.

Donde, ao defender também uma lista de independentes a Gueifães só pode ser para a inserir no movimento de Narciso Miranda que é contra o PS e contra José Sócrates.

E se independentes nunca me convenceram, que melhor maneira para terminar do que citar um insuspeito e aguerrido adversário político:

É esta ausência total de coerência e de verdade que põe em causa a crença na Democracia e nos partidos políticos, ao transformarem a Política num mero jogo manipulador da conquista do Poder a qualquer preço. A Responsabilidade é a outra face da Liberdade. Quem não domina os seus instintos e ambições mais primários, normalmente torna-se agente de comportamentos irresponsáveis e não pode gozar de Liberdade, ficando prisioneiro de um determinismo natural ao perder o controle da vontade. Estas situações são, infelizmente, cada vez mais frequentes. Por consequência a exigência de ética na política, sempre foi, e continuará a ser, a minha primeira preocupação.

Já não sou propriamente um jovem, mas preocupa-me muito o futuro da Juventude, sobretudo quando os jovens ficam prisioneiros de falsos valores e de interesses pessoais, que são a negação dessa nobre actividade do Espírito que é a Política como serviço público.

Os mais velhos têm a obrigação moral de serem exemplos edificantes para os mais novos.” (Mário Moreira Duarte)

Nem mais!

Porque será?!...

"Afinal, ao contrário do previsto, o PS da Maia não vai fazer hoje a entrega das listas candidatas às eleições autárquicas de Outubro"... Diz-se no Primeira Mão, na voz de uma das duas Listas "vencedoras" na já célebre Comissão Política de 8 de Julho, cuja "análise", por coincidência com certeza, está a ser feita pelas instâncias e entidades competentes.

Porque será?!...

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Hélder Ribeiro - Gueifães 2009

Verão quente em Gueifães ou toda a verdade!...

O "Governo" veio para ficar!...


Com as devidas adaptações e a respeito de intoxicação informativa ao velho estilo do PREC, o "Governo" veio para ficar e o povo é sereno e firme...

quarta-feira, 5 de agosto de 2009