sábado, 6 de setembro de 2008

A privação do sono leva crianças e adolescentes a problemas sérios de saúde


Uma investigação da American Heart Association, publicada na revista Circulation, revela que o sono insuficiente ou pobre está associado ao aumento da pressão arterial, portanto elevando o risco de hipertensão nos adolescentes.




Mas como pode essa rotina ser cumprida se os quartos dos nossos jovens estão transformados em bunkers de tecnologia: televisão com múltiplos canais temáticos, pc e internet, consolas de jogos, telemóveis 3G, etc., etc.? Como resistir a tais estímulos?















Depois há a vida social cujas responsabilidades obrigam a prolongar cada vez mais os dias até altas horas da madrugada e a pulverização das actividades extracurriculares que se iniciam e abandonam a ritmo alucinante. É a cultura da diversidade em quantidade por oposição à qualidade especializada das novas sociedades do "desenvolvimento" global.

Não estranhemos pois quando os nossos jovens apresentam cada vez mais precocemente problemas de saúde física que só esperaríamos a partir da meia idade bem como cada vez mais patologias do foro psicológico, elevados índices de insucesso escolar, insatisfação, baixa produtividade e turnover laboral.

Sem comentários: