sábado, 11 de julho de 2009

Socialista Preocupado

Transcreve-se depoimento verídico de alguém que participou na última Comissão Política do PS Maia publicado no Clube dos Pensadores:

"Incrível o que se passou na última reunião da concelhia do PS Maia para a escolha dos seus representantes nas eleições autárquicas , quer para a vereação quer para a Assembleia Municipal.

1.Uma Comissária que perante o pedido de suspensão de um outro Comissário, se apresenta para a legítima substituição, é impedida de ocupar o seu lugar na Comissão Politica, porque, supostamente havia pedido Renúncia de Mandato. A senhora incrédula, indignou-se, dado que jamais havia apresentado qualquer documento, verificando-se de seguida que efectivamente o documento em questão, além de rasurado, continha uma assinatura que não era a sua( exibiu BI). Mesmo assim, a mesa, de forma irregular, ilegal, isto antes de começarem os trabalhos, promove uma votação para se aferir se a Senhora teria assento ou não na CPC. Claro que, como a Senhora era afecta à candidatura do Miguel Ângelo, os Comissários chumbaram a entrada da Senhora, dado que, imediatamente a seguir surgiria mais um acólito pertencente à facção Mário Gouveia/ Luís Rothes.

2. O Sendeiro, Presidente de Gueifães, prestou-se também ele, a um papel de outro mundo. Vejamos: suspende o mandato no inicio do mandato, nunca participou em qualquer discussão politica, excedendo já o limite de suspensão máximo previsto em Regimento da CPC(270 dias ) de forma seguida, tendo já faltado a uma CPC depois de ter ultrapassado esse limite, apresentando-se nesta CPC para retomar o seu lugar de efectivo.Segundo dispõe o Regimento, um parecer fundamentado gentilmente dado pelo Sr. Presidente da Comissão Jurisdição do Partido Luís Cunha a solicitação do Hugo Campos e, por analogia a Lei 169/99 actualizada, tal comportamento constituí Perda de Mandato.Acontece que a duas horas da reunião aparece uma acta da CPC de Fevereiro último, dizendo que havia sido entregue nessa data o pedido de Suspensão de Mandato de Alberto Monteiro que havia retomado o mesmo a 8 de Novembro de 2008.Pergunto: como retoma mandato se nunca apareceu?

3. Foram solicitadas com 48h de antecedência as Actas das reuniões da CPC, bem como a Listagem actualizada da mesma, por escrito e entregue em mão, para averiguar da real legitimidade eleitoral de alguns Comissários. Tal informação foi intencionalmente sonegada. Percebe-se o porquê.

4. Pela primeira vez, e de acordo com o Regimento, restringiu-se as intervenções a 3m, ficando muitos Comissários com muito por dizer. Diz o bom senso que a mesa deve gerir os tempos de intervenção em função dos inscritos. Como havia muitos inscritos é razoável que o faça. O que não me parece razoável é que perante uma discussão tão importante para o PS, e de forma fundamentalista, esteja um pau mandado, de relógio na mão, a impor o cumprimento do tempo. O tempo deverá ser gerido equitativamente, mas não de forma tão obsessiva, sendo razoável e perfeitamente aceitável que se permita pontualmente uma mais longa intervenção em detrimento de uma mais curta intervenção.

5. Um Comissário que assina a Declaração de Aceitação do Miguel Ângelo, que consta na listagem da candidatura do mesmo nos 10 primeiros lugares, portanto em lugar elegível para a Assembleia Municipal da Maia, que reafirma sempre o seu apoio incondicional à candidatura, após sofrer pressões inqualificáveis, envia um mail a 1 hora da CPC, a dizer que se tinha passado para o outro lado.Apenas uma nota. Esse Comissário substituiria Alberto Monteiro se a CPC decorresse de forma séria e limpa. Não apareceu.Perante tamanha confusão os resultados foram os que se conhecem. Uma verdadeira chapelada.

E ainda preconizam seriedade estes Senhores…"

2 comentários:

Unknown disse...

Boa Tarde:

O meu post anterior transcreve de forma fidedigna os acontecimentos da Comissão Politica Concelhia do PS, de 8 de Julho.
Sei também de fonte absolutamente fidedigna que em Gueifães, também queriam dar uma chapelada!
Então não é que o Mário Gouveia apresentou-se na Assembleia de Militantes de Gueifães e trazia um cozinhado! ao que parece não o deixaram e o foco da polémica é o próprio Mário Gouveia que, rezam, não tinha que estar lá, uma vez não ser militante de Gueifães.
Grande lata!!
Este anjinho, uma vez que ao que parece, esteve lá como um anjinho, percebendo que era personna non grata na dita Assembleia, não teve o bom senso de se ir embora e deixar a discussão de Gueifães para quem de direito.
Conclusão:por falta de condições, não houve Assembleia de Militantes.
E ao que parece quer avocar agora o processo de Gueifães. Sei que ele e o sendeiro do Presidente da Junta anda a fazer telefonemas aos Comissários com esse propósito. Ides longe, ides...
Percebe-se:
Um quer manter o tacho à força(€2100), leia-se o tempo inteiro, bem como impor a lista. O outro como já garantiu um tacho com pelouro, há que agora ser solidário com quem o ajudou na chapelada da CPC, passando por cima do Secretariado da Secção( Hélder Ribeiro, Hugo Campos, Mário Moura, Carla Dias, Fernando Santos...).
Continua o Mário a contar espingardas, em guerrilha com o próprio partido, em vez de se concentrar eno essencial: constituir-se como verdadeira alternativa na Maia, ter um programa consistente para apresentar aos Maiatos, unir o partido.
Assim, com toda a certeza, só o espera um resultado decepcionante. Tal como ele, que tem sido absolutamente decepcionante.

Anónimo disse...

De fonte fidedigna: esperam-se em Gueifães bastantes proponentes a Sendeiros, a diferença é que perdem as eleições...